sexta-feira, 6 de março de 2009

Em noite inspirada, São Paulo vence e assume a liderança do grupo !


A equipe do São Paulo foi para a Colômbia realizar talvez o jogo mais importante nesta fase inicial da Libertadores. Precisando da vitória para assumir a liderança do grupo, a equipe entrou em campo com novidades. Muricy Ramalho atendeu aos pedidos da torcida e sacou Hugo do meio de campo, com Jorge Wagner assumindo a responsabilidade de ligar as jogadas ao ataque e Junior César entrou na ala esquerda.

Sabendo que se perdesse cairiam para o último lugar do grupo 4, os jogadores começaram jogo indo para cima do time colombiano. Logo aos 3 minutos, na tradicional jogada de Jorge Wagner erguendo a bola para a área, Washington se infiltrou entre os zagueiros e fez o primeiro gol tricolor, desta vez com o pé.

Jogando em casa, o América foi para cima dos brasileiros. Aos 6 minutos, Ângulo arriscou de fora da área, obrigando Rogério Ceni a espalmar a bola, completada para fora em seguida por André Dias.

Com as duas equipes buscando muito o ataque, Jorge Wagner começou a fazer o que se espera de um meia, chamando o jogo para si, e fazendo com que todas as bolas passassem por seus pés. Enquanto isso, o trio de zagueiros do São Paulo protegia bem o gol tricolor, com Jean fazendo excelente papel a frente da zaga. Com a posse de bola, Hernanes agia como um segundo meia, quando os colombianos retomavam a bola, passava a ser um segundo volante.

Aos 18, Rogério Ceni mostrou porquê é ídolo, fazendo excelente defesa em cobrança de falta da equipe de Cali. A partir de então, os comandados de Muricy Ramalho recuaram e deixaram o adversário gostar do jogo, passando a ter maior posse de bola e chegando com perigo ao ataque. Porém, aos 27 minutos veio a resposta são paulina. Hernanes deu um lançamento milimétrico do campo de defesa para Washington, que teve calma para dominar a bola e empurrar para o fundo das redes. 0 x 2 para o São Paulo e briga entre o goleiro Mesa e o zagueiro Viáfara, que trocaram empurrões e muitos palavrões.

O São Paulo, obviamente gostando do resultado, passou a cadenciar o jogo, que ficou chato, com chutões para os dois lados e algumas tentativas finalizações frustradas dos donos da casa . Ao final da primeira etapa, vaias da torcida do América, claramente descontente com o que via dentro de campo.

No recomeço de jogo, quem esperava um São Paulo mais defensivo enganou-se. Logo aos 3 minutos, pegando rebote de escanteio, André Dias aventurou-se como ala, cruzou a bola para a área na cabeça de Miranda. O goleiro Mesa espalmou no reflexo, para dentro da área, onde Borges, bem colocado, só teve o trabalho de empurrar para as redes. Com a vitória praticamente garantida, a equipe paulista enfim acalmou, ao contrário da torcida mandante, que passou a atirar objetos dentro do campo.

O tricolor passou a se defender e a explorar os contra ataques do desesperado América de Cali, que não se acertava em campo e continuava a errar passes bobos e a dar chutões em direção ao ataque. Aos 26, no primeiro lance de Parra, que acabara de entrar, ele entrou na grande área e rolou para Ramos, que chutou para fora na melhor chance de gol da equipe.

Aos 36, quem madrugou para assistir a partida viu um lance que há muito tempo não se via na equipe brasileira. Jorge Wagner e Junior César fizeram excelente tabela, com o ala cruzando boa bola para dentro da área, mas ninguém conseguiu aproveitar. Ela sobrou para Jean, que de fora da área soltou uma bomba, obrigando Mesa a fazer excelente defesa.

Faltando 5 minutos para o final do jogo, numa falha de marcação de Zé Luis, Cortez apareceu dentro da área para marcar o primeiro gol dos colombianos. Já pensando em parar o cronômetro, Muricy tirou Washington, que deu lugar a Dagoberto. Depois, foi só esperar o apito final e comemorar.
Grande vitória, que dá a liderança do grupo e tranqüilidade ao São Paulo. O time mostrou um bom futebol, com mais opções na ala esquerda principalmente com toques rápidos e envolventes, provando que a torcida está certa quando pede Junior César no time principal. E agora, Muricy?
por Luiz Paulo Montes
FICHA TÉCNICA AMÉRICA DE CALI X SÃO PAULO

Local: Estádio Pascual Guerrero, em Cali (na Colômbia) Data: 5 de março de 2009, quinta-feiraHorário: 23h30 (de Brasília) Árbitro: Héctor Baldassi (da Argentina) Assistentes: Ricardo Casas e Gustavo Esquivel (ambos da Argentina)

AMÉRICA DE CALI: Mesa; Ângulo, Tavima, Viáfara e Velez; Chará, John Valencia, Arango e e Otalvaro; Adrián Ramos e Víctor Cortés
Técnico: Diego Édison Umaña

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Zé Luis, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior César; Washington e BorgesTécnico: Muricy Ramalho

Gols: Washington, aos 2 e 27 minutos do primeiro tempo. Borges, aos quatro, e Cortez, aos 39 minutos do segundo tempo.

Nenhum comentário: